sábado, 13 de julho de 2013

Quinta Pedagógica Armando Villar





Há uns tempos atrás descobri a Quinta Pedagógica Armando Vilar e voltei a encontrar no evento das Barrigas de Amor.

Este Fim de Semana, como o tempo não estava bom para a praia, decidi ir à descoberta.

Só la cheguei pelo GPS, mas é simples. Na saída 11 da A5, sair para Alvide, passar por cima da ponte que passa por cima da auto estrada, descer cerca de 1 km e nos semáforos virar à direita e descer.

A entrada é confusa, há uma para as pessoas que visitam individualmente e outras para as festas. Também não percebi como controlam e cobram as entradas .... esta foi a parte que não gostei. Achei um pouco caro 5€ por pessoa (baby inclusive)...

Mas enfim... custos à parte, a quinta é muito gira.

A Quinta Pedagógica Armando Villar resulta da reconstrução de uma quinta tradicional Portuguesa fundada em 1940 pelo Comendador Armando Villar. Têm engenhos tradicionais de captação de água (picota e nora),  moinho de vento, hortas, pomares e jardim de aromáticas.

Têm programas para escolas e ainda muitos workshops em que os miúdos podem fazer imensas actividades: Fazer pão, Alimentar os animais, Caça ao Tesouro,  ...

Têm ainda organização de festas de aniversário com actividades (a dada altura do nosso passeio cruzámos-nos com um grupo intempestivo de índios!)

À entrada dão-nos um mapa  da quinta e uma brochura para fazermos um peddy paper alusivo à quinta e um saquinho com grãos de milho. E lá partimos nós à descoberta, sobretudo dos animais.

Antes de chegarmos aos animais passamos pelas hortas, às quais o baby não deu grande atenção (ainda não está desperto para os vegetais) e pelo pomar. Neste, a macieira chamou-lhe a atenção e identificou de imediato as maçãs. Tive de o convencer para não as apanhar!!

Os primeiros animais que vimos foram as cabrinhas, mas o bode estava à porta com ar feroz a proteger a sua cria e não nos aproximámos muito. Reparem no baby a olhar olho no olho com o bode!

Subimos até aos porcos. À entrada tinham-nos avisado que a cerca dos porcos era electrificada e que não puséssemos lá a mão. Ora, nós não pusemos ... mas eles puseram o focinho e logo um sonoro OINC OINC! E o baby assustou-se imenso. E pediu para sairmos dali.

Ai ... será que a relação dele com os animais iria ser tão longínqua e de medo?




















Não! Delírio com as galinhas e com os galos .... passámos mais de meia hora a dar-lhes grão por grão. Tive de o alertar várias vezes para não pôr os dedos dentro da rede!

Seguiu-se o Perú, GLU GLU um novo som a somar aos tantos que repito todos os dias!


Continuámos a descer e encontramos os coelhos!

Três gaiolas, uns pequenos outros grandes, e o Baby adorou. Festinhas e mais festinhas. Demos caules de couve e eles comeram tudo. Voltámos a fazer mais festas e demos mais comida!!! Saímos para ir ver outros animais, e voltámos novamente.

Ao pé um burro enorme pasta dentro de uma cerca onde também está uma ovelha com o seu borreguito e um carneiro com uns cornos enormes!

Uma família enorme de patos passa por nós a correr e entra no cerco, não conseguimos que voltassem a sair. O baby bem os chamou, e chamou ... mas nada... Eles de dentro da cerca olhavam para nós e não saíram.























Já os pintainhos não conseguiram escapar, e deram umas boas corridas a fugirem de uma criança que corria desalmadamente atrás deles de um lado para o outro. De risos!

 


 

 

 

 

 

 











 

 

 

 
 

 
 

 
 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 



Sem comentários:

Enviar um comentário