terça-feira, 3 de setembro de 2013

Campanha de doação de produtos de apoio à Santa Cada da Misericórdia de Lisboa

 

DOAR PRODUTOS DE APOIO A QUEM PRECISA
"Se já não precisa de ajuda, ajude outros que precisam" é o desafio que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lança a todas as pessoas e entidades, no âmbito de uma campanha de recolha de produtos de apoio nos concelhos de Lisboa e Cascais, desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação.
 
Caso tenha, na sua posse, cadeiras de rodas (elétricas ou manuais), camas articuladas, canadianas, andarilhos, sofás (com cobertura em napa) ou outros produtos de apoio a que já não dê utilidade, esta é a oportunidade para lhes dar uma nova vida. Para ajudar outras vidas.
 
Na procura permanente de novas respostas às necessidades da população carenciada, a Santa Casa assegura, assim, a recolha destes produtos para colocá-los ao dispor de quem deles mais precisa no momento, sejam os utentes da Santa Casa ou da
sua rede de parceiros.
 
Em 2012, através do Serviço de Gestão de Produtos de Apoio, contribuiu-se para melhorar a qualidade de vida de cerca de 4 mil pessoas.
 
Quem pode doar?
Todas as pessoas individuais e entidades coletivas, como associações, organizações e empresas podem fazer uma doação de produtos de apoio à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O doador passará a fazer parte da rede de beneméritos da instituição.
 
Como doar?
De forma muito simples: basta contactar através de e-mail (rita.mendes@scml.pt, vitor.relha@scml.pt ou cristina.vazalmeida@scml.pt) e referir que pretende doar os produtos de apoio, indicando o seu nome, morada, contacto telefónico (e poderá enviar o logotipo da entidade, organização ou empresa, se for o caso e quiser divulgar).
Pode-se doar pessoalmente, dirigindo-se para isso ao Serviço de Gestão de Produtos de Apoio da SCML (na Rua Garrett nº 10, em Lisboa. Telefone 21 347 70 93). A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa assegura a recolha dos produtos na morada que seja indicada, dentro das áreas de Lisboa, Parede e Cascais.
 

domingo, 1 de setembro de 2013

Gymboree Graduação. 1º dia do Nível 6


O baby frequenta o Gymboree desde os 3 meses.
Ao principio começamos a frequentar para que eu ocupasse o meu tempo enquanto estava de licença de maternidade e depois porque o baby adorava e eu sentia (e sinto) que ele se desenvolve imenso com aquelas aulas.
 
Há dias que ele não liga nenhuma à aula, mas há outros que adora e se interessa imenso.
 
De qualquer forma, são momentos em que estamos muito próximo dos nossos filhotes e fazemos muitas brincadeiras ao mesmo tempo que ele brinca com outros meninos e descobre novas coisas.
 
Hoje iniciou o 6º nível. E a foto é a foto da praxe da gruadação.
Neste nível vai-se promover a imaginação criativa através de actividades de brincadeira que apoiam o pensamento simbólico, o desenvolvimento da linguagem e a interacção social.
 
E o que é o Gymboree?
Se consultarem o site http://www.gymboree.pt/play-and-learn poderão ver todo o todo tipo dedetalhes, mas resumindio são momentos semanais em que se estimula o desenvolvimento da criança através de actividades de brincadeira e novas descobertas - Desde a estimulação sensorial às propostas de resolução de problemas e às histórias.
 
São 7 níveis,
0-6 meses - Explora os sentidos e apoia o desenvolvimento visual e auditivo com a "hora da barriguinha", jogos com lanternas, músicas e muito mais. Estas aulas incluem momentos de partilha entre os pais para ajudar a saber mais sobre o desenvolvimento do seu bebé.
 
6-10 meses - Aprende a noção de causa e efeito e promove o desenvolvimento muscular através de jogos com rampas e escorregas, pontes, túneis e muito mais. A aula inclui tempo de partilha entre os pais para o ajudar a melhor compreender o desenvolvimento do seu filho.
 
10-16 meses - Equipamentos divertidos promovem a descoberta, o equilíbrio e a coordenação, assim como ajudam os pais a compreender como a sua criança interage e comunica com eles e com o mundo.
 
16-22 meses - Descobre mais sobre como funciona o mundo e aprende a resolver problemas de forma eficaz, através de actividades e de brincadeiras que englobam padrões e sequências de conceitos.
 
22-28 meses - Promove a imaginação criativa através de actividades de brincadeira que apoiam o pensamento simbólico, o desenvolvimento da linguagem e a interacção social.

28-36 meses - Brinca tanto de forma independentemente como com os seus pares, ao mesmo tempo que aprende a relacionar ideias através da cooperação e da comunicação.

3-5 anos - Promove a curiosidade, a auto-confiança, a intencionalidade e outras competências, através da combinação de actividades de brincadeira e uma abordagem à aprendizagem multi-sensorial de uma forma divertida.

Bolo de Chocolate - Super delicioso!

Hoje fizemos para os avós que vêm cá almoçar um bolo de chocolate que está uma delícia!

Vi a receita num pacote de açúcar amarelo e resolvi experimentar. E garanto que está uma muito bom :)

Voilá a receita:

Ingredientes:
250 gr de queijo mascarpone
200 gr de chocolate preto em tablete
200 gr de açúcar amarelo
100 gr de farinha
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (café) de café em pó
70 gr de manteiga
5 ovos

Modo de Preparação
Bater em creme o açúcar com as gemas. Juntar o queijo previamente desfeito. Adicionar o chocolate derretido com a manteiga e mexer muito bem.
Juntar a farinha com  o fermento e o café.
Por fim, envolver as claras batidas em castelo firme.
Colocar a massa numa forma untada e polvilhada e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 40 m.

sábado, 31 de agosto de 2013

Bombeiros - Donativo 1€ por pessoa - dia 31 Agosto



Hoje, dia 31 de Agosto aderimos à Campanha 1€ por pessoa para os bombeiros.

Fomos aos bombeiros da nossa área de residência e simbolicamente fizemos o nosso donativo.
 
É simbólico, mas é  o mínimo que podíamos fazer por quem corajosamente nos ajuda quando estamos em apuros; que corre para braseiros para salvar florestas e populações.

E tudo isto de uma forma voluntária.

Fico muito satisfeita, que tal como nós, na Corporação de Carnaxide, já muitas pessoas por lá tinha passado para dar o seu donativo. O Extintor à entrada, era uma espécie de mealheiro onde colocámos a nossa oferta.

E ainda fomos ver os diferentes carros que estavam na garagem, uns grandes, outros pequenos, para todo o tipo de situações. Muito brilhantes e luzidios prontos para entrar em acção.




 
 

Hoje fomos jardinar


Hoje fomos jardinar.

No Parque dos Moinhos de Sant'Ana no Restelo, a Sónia dos Sorrisos e Descobertas, abriu um plástico gigante, deu-nos bacias, regadores, pás, ancinhos e moldes de plástico e muita terra e muita água para brincarmos.

No final plantamos um vasinho com feijões, mas o objectivo da actividade era brincar muito com a terra. Mexer na terra, senti-la, amassar, perceber a sua textura e o seu cheiro.


Os entendidos dizem que brincar com a terra é uma forma divertida de aguçar o tacto, pois todas as estas texturas, sensações e cheiros vão criar referências sensoriais importantes no desenvolvimento.

No final, tínhamos 3 piscinas de jardim, para tirar toda a sujidade brincalhona e brincar mais um pouco.
 



Esta organização têm outras actividades que vale a pena conhecer e experimentar.
Mais informações em:
http://sorrisosedescobertas.blogspot.pt/
ou218007531 - 934977450
 






sábado, 24 de agosto de 2013

Cavalos Lusitanos no Palácio de Queluz

http://www.cavalo-lusitano.com/pt/noticias/epae-com-apresentacoes-tambem-ao-sabado

Hoje fomos ao Palácio de Queluz ver a apresentação da Escola Portuguesa de Arte Equestre.
 
Para assistir basta adquirir o bilhete para visitar os Jardins do Palácio de Queluz. Como a apresentação só começava às 11h, fomos um pouco mais cedo e brincámos nos jardins, que são lindos!!! e vimos as aves de rapina (falcões, bufos-reais, corujas).
 
Depois, durante meia hora, vimos lindos cavalos lusitanos a desfilar. O baby desde ontem que não falava de outra coisa. Esta entusiasmadissimo e ao ver cavalos tão glamorosos ficou radiante. E bateu muitas palmas, chamou pelos cavalinhos, saltou quando eles deram saltos ... enfim, uma festa!
 
  
Estas apresentações realizam-se duas vezes por semana nos jardins do Palácio de Queluz (4ª feiras e sábados).  Mas também se pode aos treinos da EPAE, que decorrem todos os dias úteis durante o período da manhã, no picadeiro de treino.
 
 

Apresentações e Treinos da Escola Portuguesa de Arte Equestre


- Jardins do Palácio de Queluz
- Apresentações: Quartas-feiras e Sábados às 11h (cerca de 30 minutos)
- Treinos: dias úteis das 09h30 às 12h30

Informações ao público: +351 21 923 73 00 / npa@parquesdesintra.pt

 






sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Zoomarine

 
Passar um dia de férias no Zoomarine na Guia, no Algarve é uma festa!

As diversões são mais que muitas; é é preciso muita organização para não falharmos nenhuma.

Para além das piscinas com os habituais escorregas, existem muitos os carroceis onde se pode andar as vezes que quisermos até cansar ....o baby iniciou-se na montanha russa (e adorou!!!), cavalgou em cavalos, pilotou aviões, conduziu uma locomotiva ... eu sei lá as vezes que ela andou ... sem se cansar e a querer sempre mais.

Mas os carroceis era para andar no intervalo entre os
espectáculos.

Começamos logo de manhã pelos golfinhos, lindo ... depois o show com focas e leões marinho.

Depois de almoço começamos a tarde com o espactaculo acrobático dos piratas. Descansamos um pouco no cinema a 4D das tartarugas e deixámos para o final o ambiente refrescante do aquário.

No final os adultos estavam KO e o baby pedia mais coisas ....
Portou-se  maravilhosamente (tendo em conta a idade) nos espectáculos, aguentou o calor (alerta para se colocar muito protector solar e beber muita água), bateu palmas, riu e comentou imenso. No espactaculo dos piratas o preferido era o Capitão e de cada vez que ele saía de cena, vinha logo a questão: "O capitão, mamã?"

No aquário, os peixes maiores são a maior atracção pra o baby. E o tubarão um fascínio enorme, mais a mais quando ele passava junto aos vidros e olhava para nós com um olhar cortante!!! Ui!!! (vejam a foto). Mas a surpresa das surpresas no aquário é a piscina gigante onde nadam muitas raias e que nós podemos tocar. Elas são fugidias, aproximam-se curiosas mas logo de seguida fogem. É preciso alguma paciência, colocar a mão delicadamente na água e aguardar. No final a recompensa ... uma festinha na pele sedosa da raia.

Pode-se levar pic nic, mas optamos por comer lá. Existe um grande restaurante com self servisse. Nada de elaborado, mas com as comidas rápidas que a criançada adora ... bolonhesas, lasanhas, saladas ....

Um dia muito bem passado e que aconselho vivamente. O baby aguentou-se desde as 10h da manhã até quase às 17h impecável.
(nós nem fomos às piscinas)

(para o baby a promessa de quando for maior poderá ir dar um mergulho com os golfinhos, uma opçao incluída no serviço Dolphins Emotions)

 
 



Endereço: Estr. Nacional 125, Km 65, Guia, 8201-864 Albufeira

www.zoomarine.pt


Há quanto tempo não vai ao Portugal dos Pequenitos?


O Portugal dos Pequenitos, o parque temático mais antigo do País e certamente um dos mais antigos do Mundo, fez 70 anos no dia 8 de Junho de 2010.

Em ponto pequeno, podemos descobrir muitos elementos da arquitectura e da História de Portugal (um grande espaço dedicado aos países de língua oficial portuguesa. Apesar de ter sofrido um re-styling na sinalética desde a última vez que lá fui (há + de 20 anos com o meu sobrinho), ao entrar no espaço sinto-me a recuar muitos, muitos anos.

No entanto, para os miúdos, alheios a essas coisas da política, o espaço é maravilhoso (e está bem conservado, apesar da idade). Entrar e sair das casinhas em miniatura, olhar pelas janelas, agacharem-se para entrar pelas portas pequeninas, percorrer os corredores da Universidade, subir ao Castelo é uma excitação e uma alegria contagiante.

De repente, também os adultos vão-se acocorando e tentando entrar nas casas regionais portuguesas, acenam pelas janelinhas ... e voltamos atrás no tempo.

O baby adorou, correu de uma casa para outra desenfreadamente, voltava atrás, corria para mais uma ... e eu lembro-me que comigo foi também assim há 20 anos e há 40!

Há quanto tempo não revisita a sua infância?


Portugal dos Pequenitos
Rossio de Santa Clara
3040-256 COIMBRA
Portugal
T: 239 801 170/1
F: 239 801 175
E:
portugalpequenitos@fbb.ptEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail

Facebook: http://www.facebook.com/pages/Portugal-dos-Pequenitos/110065129025304

Horário de Abertura
De 01 de Janeiro a 28/29 de Fevereiro e de 16 de Outubro a 31 de DezembroDas 10.00h às 17.00h
De 01 de Março a 31 de Maio e de 16 de Setembro a 15 de Outubro Das 10.00h às 19.00h
De 01 de Junho a 15 de Setembro Das 09.00h às 20.00h

Preçário - até aos 2 anos não se paga; crianças dos 3 aos 13 anos pagam 5,95€ e os adultos 8,95€ . Há preços especiais para famílias, escolas ..
      

   
 
 
 

       
 

Corrida Jumbo - 8 de Setembro

No dia 8 de Setembro lá estaremos no Autódromo do Estoril para participar na 1ª Corrida Jumbo. Como o baby ainda não têm idade para participar na corrida Rik & Rok (só a partir dos 5 anos), vamos participar na caminhada :)

O custo da participação reverte a favor da Fundação Pão de Açúcar (já anteriormente falei desta Fundação) que têm vindo a ter um papel primordial nas vidas de muitos colaboradores Jumbo e que agora com as suas creches (Amadora e Alfragide) alarga a sua actuação e as suas boas práticas para a comunidade em geral.

Toda a informação e inscrições em:
www.corridajumbo.pt




domingo, 18 de agosto de 2013

Viajar com um bebé de 2 anos

Desde muito novinho que o baby viaja de férias para a Europa. A primeira viagem que fez tinha 2 meses e foi para a Bélgica. Depois disso, já fomos a Roma, percorremos de carro a Escócia, a Sicília e agora a Roménia, viajamos de caravana pela Holanda. Viajar com uma criança tão pequena parece à primeira vista um pouco assustador ... e se ele adoece? e o que é que vai comer? o que levar? ... etc ... etc ...
 
Aqui vão algumas dicas:
 
1. Viajar de Avião
 Até aos 2 anos a criança viaja ao colo dos pais e depois de fazer os 2 anos passa a ter um lugar dela - e a pagar como se fosse um adulto :( . Quando se entra no avião com um bebé, sente-se de imediato que alguns dos passageiros olham para nós .... a rezar para que a criança fique longe!!! Por muito que custe, eu compreendo; e às vezes as coisas podem complicar-se. Para o avião é importante termos à mão fraldas e toalhitas (a qualquer altura pode ser necessário ir trocar a fralda), uma muda de roupa, água, bolachas, se a viagem for longa, levar num termo o leite ou a sopinha.
 
Por experiência própria, e eu já viajei sozinha só com o baby, manter aos pés um saco com isto; se colocar o sapo na bagageira, depois é difícil ir buscar, com a criança ao colo. Não esquecer da chucha, é fundamental para quando o avião levanta voo e quando aterra, se a criança estiver a chuchar (também pode ser a beber água ou leite pelo biberão) evita as dores de ouvidos.
 
Para os bebés com 2 anos, apesar de a tripulação normalmente ter algo para oferecer, levar um livrinho, papel, canetas.
 
Tentar marcar as viagens para momento que a criança dorme, de preferência fazer de madrugada ou de noite. As viagens durante o dia, podem ser muito trabalhosas .... Acima de tudo, é necessário ter alguma descontracção.... contar histórias, cantar, fazer desenhos, folhear as revistas do avião e criar histórias em cada uma das páginas, chamar a atenção para as nuvens, ... etc ... etc ...Andar pelo corredor pode ser uma opção, se a viagem for longa, mas não aconselho, normalmente a tripulação anda de um lado para o outro com carrinhos, existem passageiros a ir ao WC e o passeio pode tornar-se caótico.
 
Levar na bagagem de mão, duas mudas de roupa e fraldas .... Na minha viagem à Sicília, fiquei sem a bagagem durante 2 dias (a do bebé inclusive) .... E o que evitou o stress foi o facto de levar na bagagem de mão o necessário para 2 dias para o bebé.
 
Quanto ao carrinho de bebé, se ele vai connosco até entrarmos no avião. À entrada do avião, deixa-se o carro que é levado para o porão. Para reavermos o carrinho, isso depende do aeroporto de destino, umas vezes levam-nos à porta do avião, outras vezes sai juntamente com a bagagem e outras vezes ainda sai no tapete para bagagem de formatos especiais. Nunca se sabe como vai ser, logo o melhor é estar preparada para carregar a criança ao colo pelos corredores do aeroporto, logo ... não levar muitas coisas na mão, e de preferência levar bagagens que se possam carregar às costas ou ao ombro.
 
Por fim, no aeroporto de saída, na passagem das máquinas e da polícia, é importante ter à mão e tudo junto o que for do bebé. Podemos levar líquidos para o bebé e normalmente a polícia pede que se prove um pouco do que se leva (excepto se estiver fechado, como é o caso dos iogurtes e afins). Na passagem das máquinas, coloca-se tudo em cima do tapete, o carro passa pelo portal (na Roménia havia uma máquina grande só para passar carrinhos), depois passa o bebé (passa para o colo de um polícia) ou passa sozinho se já andar e depois passamos nós. Em quase todos os aeroportos existe uma zona para prioritários, porém é conveniente chegar com alguma antecedência pois este processo pode ser um pouco moroso.
 
2. Viajar de Carro
Se alugar um carro, pode optar por também alugar uma cadeirinha ou então leva uma consigo (desde que não seja muito pesada e volumosa .....) ou então compra uma no país de destino. Eu até agora optei sempre por alugar uma cadeirinha, mas agora como o bebé está a ficar grande, na próxima viagem levo comigo um assento.
 
Percorrer um país com uma criança pequena, é mais trabalhoso à medida que vão crescendo. As viagens com o bebé pequeno são muito fáceis, pelo menos para mim foram. Só tínhamos de parar de vez em quando para lhe dar de comer e de beber e durante a viagem ir fazendo gracinhas e cantar. Mas à medida que vão crescendo, vão ficando mais irrequietos e aqui, mais uma vez, é necessário imaginação e calma. Levar brinquedos, alguns CDs com as suas músicas preferidas, ter sempre à mão uma garrafa pequena com água e umas bolachinhas. Não esquecer de levar algo que proteja o bebé do sol, uma fralda é suficiente. Depois, é aproveitar a viagem. Falar com a criança sobre aquilo que estão a ver na paisagem, chamar a atenção para os animais, as árvores, as pessoas ... e tudo se passa bem.
 
Não fazer grandes distâncias sem que se pare de vez em quando para a criança espairecer um pouco. E acima de tudo, tentar manter as rotinas de refeição da criança. Pensar com antecedência o que é que a criança vai comer ao almoço, ao lanche ao jantar do dia é fundamental.
 
3. Refeições
Em viagem as refeições do baby podem ser um pouco diferentes do que normalmente faz em casa. Não sou tão fundamentalista. O meu baby não gosta de comer fora de casa, e por isso este tema das refeições é à partida um pouco stressante. E depois de tantas viagens, já descomplico muito, mas é um assunto que me incomoda sempre. Fruta é algo que não pode faltar. Leite também não.  Comigo levo sempre o leite que o baby bebe; normalmente bebe Mimosa crescimento, logo levo pacotes pequenos (200 ml), de manhã bebe sempre um biberão com 2 destes pacotinhos. Também, levo sempre boiões de fruta, 2 para cada lanche. E levo também um pacote de papa (para as emergências). Depois, quando chego ao destino compro fruta. 
 
Os almoços e jantares, escolho restaurantes que tenham sopa (perguntar sempre se têm varinha mágica para a passar .... e perguntar se a sopa é própria para dar a um bebé ....já aconteceu encontrar restaurantes sem varinha mágica, e com sopas extremamente condimentadas). Depois a refeição, o baby acompanha o que eu comer. Claro que escolho coisas que ele possa comer.... normalmente o meu baby não come nada ..... e por isso passa o tempo de viagem a leite, sopa, fruta, pão e às vezes esparguete à bolonhesa, pizzas, croquetes .... e evito dar doces, gelados, ....  (sei que não é refeição mais equilibrada, mas asseguro que quando chega a casa volta tudo à normalidade...). Acima de tudo, é importante não stressar em demasia, e garantir que o leite, a sopa e a fruta estão sempre presentes.
 
4. Bagagem
Na bagagem do baby levo sempre uma muda de roupa completa para cada dia, + uma para de cima extra para cada 2 dias. Normalmente não lavo roupa, logo se estiver fora 7 dias, levo 7 mudas de roupa e ainda + 3 partes de cima extra. No verão levo uma sweat com capuz. Não esquecer do boné (e tê-lo sempre à mão).
 
Quanto às fraldas, levo fraldas que sejam muito absorventes (publicidade à parte, as minhas preferidas são as Dodot Activity), e em média 5 a 6 por cada dia. Um pacote de toalhitas. Lenços de papel. Babetes. Uns sapatinhos extra. Meias. Pijama. Uma mantinha.
 
Os artigos de higiene, levo as amostras que vou coleccionando de cremes de corpo, rabinho, gel de banho - Ocupam pouco espaço. Se não tiver amostras de gel/shampoo, tenho sempre de reserva alguns frasquinhos de plástico pequenos onde coloco o gel/shampoo que ele costuma usar. 
 
De medicamentos, levo sempre 2 xaropes - Ben-u-ron e Bruffen; soro fisiológico, Fenistil, creme protector solar, termómetro. 
 
Uma outra coisa que levo sempre na bagagem é uma pequena chaleira eléctrica ....para poder de manhã, ou durante a noite aquecer o leite. Nem todos os hotéis têm uma coisa destas no quarto.... Para as refeições, o que já anteriormente referi, o leite em pacotes de 200 ml, o pacote de papa, os boiões de fruta (não levar nada que necessite de frio).
 
Não esquecer do biberão, da chucha, de 1 ou 2 colheres para dar os lanches, de uma pequena faca para descascar a fruta (não levar a faca na bagagem de mão!!).
 
5. Alojamento
Já fiz férias em caravana, em Bed & Breakfast, em hotéis, em apart-hotéis..... O que eu prefiro são apart-hotéis, nada como ter um micro ondas para aquecer o leite do baby, um frigorífico, um fogão para confeccionar as refeições. Porém, quando isso não acontece, é importante quando se reserva um local para dormir, ver se têm disponível uma caminha para o bebé. Caso não tenham, o que acontece muito frequentemente nos B&D e nos pequenos hotéis, existe sempre a opção de o baby dormir com os pais ou então coloca-se um colchão no chão para ele dormir (ver se não existe nenhuma tomada eléctrica nas imediações).
 
Como o bebé pode acordar durante a noite com fome, a chaleira eléctrica que levo sempre comigo faz sempre muito jeito para aquecer o leitinho.
    
Acho que não me esqueci de nada ....
A título de exemplo, as últimas férias foram na Roménia. Eu, o meu marido e o baby percorremos parte da Roménia de carro e para 7 dias a nossa bagagem eram 2 malas e que no total não pesavam cada uma mais de 15 kg e um pequeno trolley que ia connosco no avião com as mudas SOS, os brinquedos...
 
Depois para visitas as cidades, faz-se como se fosse em Portugal de cada vez que saímos com uma criança. Uma mochila com as fraldas, as toalhitas, a água, fruta .... o carrinho de bebé.... e aproveitar!!!



quarta-feira, 31 de julho de 2013

Biscoitos de Cacau e M&M

Os Biscoitos de Cacau e M&M são um sucesso cá em casa. É uma receita que tirei de um livro de receitas belga há cerca de 2 anos e deste então esta é certamente uma das guloseimas mais pedidas, por miúdos e graúdos! 
São muito fáceis e rápidos de fazer:
 
170 gr de farinha
1 ovo
120 gr de manteiga
120 gr de açúcar
2 colheres de sopa de cacau
M&Ms
1 pitada de sal
 
Misturar a manteiga derretida + açúcar + sal. Juntar o ovo e depois a farinha e o cacau. Fazer pequenas bolinhas e colocar os M&M sob uma forma forrada a papel de vegetal (não precisa de untar). Levar ao forno a 180ºC durante 10 minutos. E aqui reside o truque ... não deixar + do que 10 minutos. Tirar de imediato do forno, passado os 10 minutos, podem achar que estão moles .... mas não se preocupem, deixem arrefecer e depois podem desenformar ...e comer.
 
Como a saída dos biscoitos é muita, costumo duplicar a receita!!!

domingo, 21 de julho de 2013

Jardim do Museu da Cidade


O Jardim Museu da Cidade é um local encantador. Muitos pavões passeiam no relvado e por entre as árvores. Nesta altura já por lá andam os pavões bebés. Em Maio, segundo me contaram é a melhor altura para ir ver as belas caudas dos pavões que se elevam para as suas damas :). Existe ainda um lago cheio de peixinhos vermelhos e com algumas tartarugas que nadam até nós. Da próxima vez lá formos temos de levar comidinha, pois a dada altura todos os pavões desfilavam atrás de nós .... cheirou-lhes às bolachas do baby. Não saímos de lá sem os braços cheios de penas que durante todo o dia já fizeram cócegas a todas as pessoas que se aproximaram do baby. Um brincalhão.
                       





Feira Medieval de Sintra

Hoje à tarde lá fomos nós para a Feira Medieval de Sintra.

Desde ontem que o Baby me falava que queria ir andar de burro. E aqui está o Baby com a sua Julieta. Os Burros do Magoito são nossos velhos amigos e é sempre uma alegria passear neles.

Mas a Festa Medieval não é só os Burros do Magoito, é também o pão com chouriço. Quentinho! Que maravilha que estava.

Depois foi passear pelo meio daquela multidão, à procura de coisas giras nas diversas barraquinhas.

O baby adorou ver as abelhas na sua colmeia. E aprendeu que são elas que fazem o mel!

Na barraquinha de brinquedos de madeira, seguimos a tradição. O ano passado compramos uma pandeireta (que ainda dura) e este ano o baby podia escolher entre o xilofone e a flauta. Escolheu a flauta ... e desde então nunca mais se separou dela.

Neste momento.... está a dormir agarradinho à sua flauta, isto depois de muitas sinfonias....

Na Feira vimos ainda o oleiro a trabalhar o barro na roda e uma artesã a trabalhar uma cruz de barro. Passamos por um pedreiro que ensinava um miúdo a esculpir a pedra.

Ao longo da Feira, aqui e ali, apareciam sketches e pequenas peças de teatro entretiam quem passava. Parámos para ver a história da Laurindinha e acompanhámos a peça com toques de flauta :)

Não ficámos muito tempo, mas o suficiente para nos cruzarmos com um Dinossauro ....

Até ao final do ano ainda se pode visitar Feiras Medievais nos seguintes locais e datas:


Julho

20 de julho a 04 de agosto - Mercado Seiscentista de Setúbal
  • 26 a 28 de julho - Mercado Medieval de Pinheiro Grande
  • Agosto

    • 01 a 11 de agosto - Viagem Medieval em Terra de Santa Maria da Feira
    • 02 a 04 de agosto - Feira Medieval de Freixo, Ponte de Lima
    • 02 a 11 de agosto - Feira Medieval de Sines
    •  03 a 04 de agosto - Feira "Medieval Fabulis" de Arcozelo, Ponte de Lima
    • 10 a 15 de agosto - Feira Medieval de Aljubarrota
    • 15 a 18 de agosto - Festa da História em Bragança
    •  16 a 18 de agosto - Feira Medieval do Artesão de Belmonte
    • 22 a 25 de agosto - Dias Medievais em Castro Marim
    • 23 a 25 de agosto - Festa da História - Vila Nova de Cerveira
    • 29 de agosto a 1 de setembro - Feira Medieval Castelo de Vide
    • 30 de agosto a 1 de setembro - Feira Medieval da Póvoa do Varzim

    Setembro

    • 13 a 15 de setembro - Feira Medieval Alvalade do Sado
    • 20 a 22 de setembro - Feira Medieval de Rio Tinto



     

    Uma viagem no Eléctrico nº28


    Ontem fomos passear de Eléctrico!

    De cada vez que o Baby via um elécrico, apontava e ficava super entusiasmado.

    Ontem decidi que era dia de dar esta experiência ao pimpolho.

    Gostou imenso, ora sentado ora de pé e virado para a janela, viu a cidade a passar.
    Acenou aos meninos e meninas, descobriu montras de lojas de outro tempo e outras muito à frente.
    Encolheu-se quando as paredes se aproximavam do eléctrico, ria quando ele apitava e fez "Uau" na descida do Chiado para a Baixa
    No final, a chegar ao Martim Moniz, com tantas curvas e contra curvas acabou por adormecer.

    Mas a aventura não ficou por aqui, porque voltámos para Campo de Ourique, onde tinhamos deixado o carro de .... Táxi!

    Dias da Transição

     No Sábado, dia 20, descobrimos os Dias da Transição.

    E o que é isso?

    No encerramento da temporada do Teatro Maria Matos, todos os anos, dedoca-se alguns dias a reflectir sobre o Planeta e a sua sustentabilidade.

    Este ano houve palestras sobre a economia, ouviram-se histórias recicladas, dançou-se ao som de discos de vinil, ...

    No último dia, o dia "Ao ar livre", diferentes organizações e associações ensinavam a sociedade cívil a desenvolverem práticas sustentáveis - cosmética natural, reutilização de materiais, reparação de bicicletas, ...
    No final o Banquete sem Desperdício em que se aproveita comida respigada.

    Não ficamos para o Banquete, mas assistimos ao Teatro + pequeno do Mundo - Dentro da Rolotte!! Acabamos todos a dançar o "Saturday Night" ao dom de um vinil, fizemos uma base para velas com pasta de papel, brincámos (e construimos) origamis.

    Deambulamos pelos diversos pontos do Jardim das Estacas e vimos muitas pessoas a aprender a fazer jardins verticais, outras a fazer pasta de dentes em pó, crianças (um pouco maiores que o vasco) a fazer folhas de papel e a fazer sacolas a partir de T-shirts velhas.

    Para o ano, como Baby maior, vai certamente aproveitar mais e aprender muito.

    Foi bom saber que esta iniciativa se repete todos os anos.